top of page
Foto do escritorPatricia Castro Monteiro

Como se manter positivo nas adversidades

Eu não sei você, mas eu acho totalmente inútil o discurso que temos que nos manter positivos o tempo todo! Só se eu não fosse gente de carne e osso, não é verdade? Quando a gente pensa que não, vem uma guerra, logo após uma pandemia. Quando a gente pensa que já aconteceu tudo e não falta mais nada, perda de emprego, problemas com violência, ambiente de trabalho péssimo, aí acontece uma doença. As coisas não ficam bem o tempo todo e vamos ser sinceras, a maior parte do tempo tem alguma coisa ruim acontecendo.

E focar somente no positivo?! Daria certo se não doesse na nossa pele. Mas a grande questão é:

É POSSÍVEL SE MANTER POSITIVO QUANDO TUDO VAI MAL?

É possível se manter positiva na dor, na doença, no desemprego, na falta, no divórcio, em fim, diante de tantas coisas negativas que podem nos acontecer?

A verdade é que a positividade depende de uma base verdadeira. Sabe o que acontece? A positividade em si, precisa estar ancorada numa base sólida, senão é igual um barco a deriva, vai para onde a correnteza levar e essa pode levar para o meio de uma tormenta. Mas, por outro lado, quando o barco está bem ancorado, está firme, esse barco vai para onde o capitão leva, esse barco não foca a deriva pedido.

Vou te dar um exemplo: Uma pessoa com uma doença incurável, onde ela pode ancorar a positividade dela diante disso? Pelo contrário, se a doença tiver cura, essa pessoa vai ancorar a positividade na possibilidade de fazer um tratamento ou cirurgia. Veja como é essencial que haja uma ESPERANÇA REAL para se manter positivo.

ENTÃO, ONDE VOCÊ DEVE ANCORAR A SUA POSITIVIDADE?

A verdade que toda e qualquer teoria para se manter positivo sem estar ancorada nas PROMESSAS DE DEUS é vazia e incoerente. Então sim, é possível nos mantermos positivos nas situações mais adversas, se, contundo, a base de nossa positividade for a esperança que Deus vai intervir nisso.

“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou.” Romanos 5:3-5
“Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.” Salmos 33:20-22

Só é possivel nos mantermos positivos com FÉ, acrreditando no amor de Deus, em seu caráter e em sua palavra. Se acreditamos em seu amor, acreditamos que Ele agirá em todas as coisas pelo nosso bem, assim como um pai bondoso e amoroso, se acreditamos em seu caráter, confiamos que Ele é digno de toda nossa credibilidade, mesmo se não o vemos e confiamos em sua palavra e suas promessas sobre nossas vidas.

Veja esta história, é uma história real e aconteceu exatamente como vou te contar. É uma história fantástica, desafia as leis da física, desafia a ciência, os personagens são verdadeiro e seus nomes também.

Pedro sobre as águas – Mateus 14:22-34

Jesus tinha acabado de receber a noticia da Morte de João Batista, Ele se retirou para ficar sozinho e chorar seu luto, mas a multidão precisava dEle, então Ele, em vez de pensar em si mesmos, foi ajudar as pessoas. Essa mesma multidão fica com Jesus e os discípulos até o fim do dia e todos já estão com fome, então Jesus para alimentar a multidão multiplica 5 pães e 2 peixes.

Depois disso terminado, Jesus insistiu com os discípulos para irem na frente, que Ele ficaria atrás despedindo a multidão. Ele ficou sozinho e os 12 foram para o barco atravessar o mar. Jesus foi SOZINHO para um monte orar.

Por que o mestre diz aos discípulos irem na frente e vai orar sozinho? Existem particulares nosso com o Senhor, nem os mais chegados devem saber. Jesus manda os 12 irem e Ele fica. Eu sou professora, então, posso imaginar porque Jesus ficou para trás. Ele sabia que os 12 passariam por uma prova, inclusive de longe Jesus viu a tempestade assolando o barco.

Jesus sabia que eles passariam por uma prova e os deixou sozinho para fazerem a prova. O professor queria ver como os alunos se sairiam sem Ele ou pelo menos que eles pensassem que estavam sozinho

Quantas vezes você pensa estar sozinha, mas vou te dizer uma coisa, o mestre te vê! Então essa é uma terra firme para você ancorar seu positivismo: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA NESSA TEMPESTADE, O MESTRE TE VÊ!

Imagina agora se você fosse um daqueles discípulos, estava a pouco tempo com Jesus vendo sinais e prodígios, vendo milagres, maravilhas, Jesus tinha deixado sua dor de lado para atender a multidão, mas agora deixa seus 12 mais chegados sozinhos no meio de uma tempestade, loucura isso!?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page