A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, será?
Até hoje milhares de judeus pelo mundo aguardam a vinda de um messias, um salvador. Eles não aceitaram que Jesus Cristo seja o salvador. Sabe por que? Simplesmente porque esses judeus tem um ideia pré-concebida, um preconceito, de como esse salvador deveria ser e Jesus Cristo não se encaixou nesses padrões.
Certa vez Jesus (essa história é contada nos quatro evangelho) entrou em Jerusalém montado num jumentinho (João 12:14), o povo ergueram e balançaram ramos de palmeiras e gritavam “Hosana”, Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel” (João 12:13).
As palmeira simbolizavam na época a resistência, era o símbolo de uma rebelião e a palavra “hosana” significa: “salve, por favor”. Os judeus estavam esperando alguém que os libertassem da opressão de Roma. Os judeus esperava um grande rebelde, de repente alguém como Sansão ou alguém com influencia e coragem suficientes para iniciar uma revolta e tira-los do julgo romano. Bem, Jesus foi então uma grande decepção para eles, tanto que esse mesmo povo que estava gritando “hosana”, pouco tempo depois gritara “crucifica-o!”
Jesus decepcionou os judeus!
O povo judeu rejeitou Jesus, porque Ele não se encaixava naquilo que eles esperavam. Jesus não era o que eles queriam, o que eles haviam planejado e sonhado. Os judeus estavam a espera de um simples libertador político, um homem de guerra, um herói. Em vez disso, Jesus era manso, humilde, ensina a perdoar, a se submeter ao governo, Ele mesmo pagava impostos a Roma. Até hoje os judeus esperam o seu salvador.
A verdade é que nossas expectativas podem nos cegar, pois são cheias de ideias pré-estabelecidas. Nossa mente humana e limitada nunca vai alcançar entendimeto para o agir de Deus. Então a gente fica esperando Deus agir de uma determinada forma e acaba ficando cegas para o agir que já está acontecendo, mas que como não correspodem aquilo que esperamos, a gente simplesmente não vê, e se vê, não reconhece.
Será que não entendemos nada?
Nós queremos o que queremos e quando queremos e no tempo que queremos. Sinceramente não abrimos as nossas mentes e corações para aquilo que Deus quer de fato fazer em nós e através de nós. Jesus é o plano perfeito, a liberdade que Ele nos dá é maior do que a liberdade política, que aliás muda o tempo todo. A liberdade em Cristo é imutável e não importa a situação que estejamos, podemos sempre ser livres, pois se o filho nos libertar verdadeiramente seremos livres.
Os planos e o caminho de Deus são melhores e mais altos que os nossos é nisso que devemos descansar. É essa confiança que nos dá a paz que excede todo entendimento.
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7
O nosso próprio entendimento pode muitas vezes obscurecer o entendimento da vontade de Deus para nós. Nossas expectativas e conceitos pré-estabelecidos podem impedir de reconhecer a vontade de Deus. Então é aí que eu vejo muita gente dizendo que é difícil entender a vontade de Deus, principalmente se essa vontade esbarra na nossa, confronta nossa carne ou se for algo simples como esperar e descansar. Temos muita dificuldade com o simples, com o comum, o cotidiano. Deus pode estar hoje te convidando a ver o extraordinário no comum, naquilo que é simples.
Entender a vontade de Deus não é difícil
A vontade de Deus para nossas vida não é algo difícil de entender, não é algo misterioso ou que Deus esconda. Na verdade Deus que que a gente saiba a vontade dEle. Imagina um Deus que quer que a gente o obedeça, mas faz o maior mistério sobre a sua vontade? Se Ele quer que façamos a Sua vontade, então Ele sempre vai dizer o que é. O problema é justamente as nossas expectativas, a gente espera que o que vem de Deus é sempre algo sensacionalista, algo que nos dê projeção, visibilidade ou o caminho do sucesso, se nossos planos derem certos, aí sim, é de Deus, aí sim Deus está conosco. A gente esperam que Deus revele a sua vontade sempre de forma emocionante, hoje buscamos muito emoções. São na verdade ideias pré-estabelecidas.
A vontade de Deus é revelada todo os dia, geralmente para o dia que estamos vivendo, esse é o pão nosso de cada dia. Se Deus nos revelasse o seu propósito inteiro para nossas vidas, passaríamos a vida perseguindo um sonho e não seguindo o Deus que realiza sonhos. Uma das vontades de Deus, que é comum para todos os seus filhos, é que tenhamos um relacionamento diário com Ele. Buscar a Deus todos os dias, Ele quer nos ouvir, Ele quer falar conosco.
E quando não sabe o que fazer? Deus deixou todas as instruções escritas para vivermos no mundo, a Bíblia é o nosso mapa, nossa bússola. Não sabe o que fazer, procura descobrir o que a Bíblia diz sobre o assunto. A cada passo que você dá na presença de Deus, você colhe frutos de vida. Isso nos leva a um lugar de dependência total em Deus. Viver dependente dEle, viver em conformidade com a sua Palavra e viver buscando um relacionamento com Ele, são três vontades de Deus para a vida de todos nós.
Vivendo o propósito no ordinário para alcançar o extraordinário
Cultivar esses hábitos de forma diária é o que nos coloca no caminho do propósito que Deus tem para nós. A plena revelação da vontade de Deus, raramente acontece como uma epifania repentina. Ele nos chama para o seguirmos e não o contrário, Eles nos chama para fazer Sua vontade e não o contrário, Ele nos convida a confiarmos nEle e não o contrário. A cada passo que você dá em obediência a voz de Deus, mesmo que seja simples ou te confronte, você está dando um passo de fé. A medida que você dá o passo de fé, Deus se revela mais a você. A medida que você se revela fiel no pouco, no simples, no comum, Deus vai te liberando mais.
Deus nunca vai nos liberar a vontade dEle completa, pois assim nós não dependeríamos mais dEle e nem de busca-lo. A boa, perfeita e agradável vontade de Deus só é experimentada se transformamos a nossa mente, renovando os nossos pensamentos, tirando todo nosso conceito pré-estabelecido e pensando com a mente de Cristo, pois realmente temos a mente de Cristo.
Entender e vivenciar esses princípios é o que realmente vai nos poupar estresse e ansiedade. Quando exercitamos a dependência total de Deus e consequentemente confiar e descansar nEle, é que encontramos o caminho da paz que excede todo entendimento. Nossa confiança deve ser apoiada em quem Deus é, nosso Pai bondoso e justo. Devemos acreditar no amor de Deus por nós, porque o verdadeiro amor lança fora todo medo, inclusive o medo do escuro que é o futuro.
Mesmo que agora as coisas não estejam bem, devemos confiar que mesmo dentro da cova dos leões ou da fornalha ardente, Deus está conosco e nada pode nos separar do amor dEle. Essa é a nossa demonstração de fé.
Gostaria de um guia para te mostrar o caminho da cura para sua alma, despertar todo seu potencial enterrado para você descobrir e viver o seu propósito? Clica na imagem abaixo!
Comments