O mais importante numa guerra é ter a arma correta para a batalha.
Quero falar com você que está passando por uma separação, você que está vendo sua família se desfazer e está se sentindo sozinha, porque por mais que as pessoas tentem elas não podem te ajudar. O que vou te ensinar aqui parece loucura aos olhos humanos, mas são estratégias eficazes, pois são vindas do próprio Deus e Ele jamais te daria um plano no qual você sairia perdedora. Cumprir as determinações do Senhor é caminho para vida (Neemias 9:29 NTLH)
A ajuda que você precisa estará nesta leitura, então compartilha com mais mulheres para que mais famílias sejam restauradas, mais vida sejam alcançadas e que suas histórias sejam reescritas.
Deus sempre está disposto a nos guiar, apesar de não sermos fieis a Ele. Deus é fiel a nós, não importa o que façamos, pois Deus tem palavra, Deus tem caráter, Deus é bom o tempo todo. Toda a instrução de que precisamos para vencer o mundo está nas escrituras. Jesus já sabia tudo que haveríamos de passar, por isso Ele disse que teríamos aflições, mas Ele venceu o mundo (João 16:33) e como um grande mentor deixou para nós as instruções de como vencer também, portanto nEle somos mais que vencedoras. (Romanos 8:37)
Essa guerra não é sua!
A primeira coisa que você precisa saber é que você está em guerra! Parece óbvio isso, mas você pode não está vendo o real inimigo, e NÃO, o inimigo não é seu marido! O inimigo não é a mulher que está com ele agora e quanto mais cedo você se convencer disso, mais fácil será para você esta luta. O inimigo é Satanás, que veio para matar, roubar e destruir (João10:10).
Satanás não que só destruir seu casamento, mas quer roubar tudo aquilo que já foi conquistado por Jesus na cruz, quer roubar sua alegria, seus sonhos e matar sua esperança. Porém Jesus veio para tenhamos vida em abundância. Entende porque é garantido usar o método de Jesus, nessa guerra?
Vou te contar uma história
Uma mulher chamada Ana vivia bem em seu casamento, seu esposo era bom pai e bom marido. Ela tinha uma boa vida financeira, estava tudo indo bem com eles. Mas realmente de repente o marido começou a mudar de atitudes, ele esfriou muito e dois meses depois do início dessa mudança, ele disse a Ana:
– “Coloco hoje um fim na nossa história!”
Ele tirou a aliança do dedo e a colocou em cima da mesa de jantar e foi embora. Você pode imaginar o desespero de Ana, uma mulher muito bonita, boa esposa e boa mãe. Ana não teve o aviso “prévio”, ela pensou que o esfriamento pudesse ser devido a problemas no trabalho, ela nunca imaginou que ele estivesse pensando em separação e divorcio.
Ana e o marido moravam numa casa de oficiais e com a separação ele se viu obrigada a sair da casa, pois ela era civil. Então Ana se viu separada e tendo de voltar para casa dos pais, como ela não tinha onde morar e o marido era oficial, ele conseguiu um advogado que tirou os dois filhos de Ana. Ana então tinha perdido o marido, a casa e os filhos.
Alguém mais se lembrou de Jó ao ler essa história ou foi só eu?
Pois então, assim como Jó, Ana prostou-se no chão e adorou ao Senhor. Ana perdeu tudo, mas não perdeu o Senhor. Uma coisa que é muito importante você ter em mente, essa, é portanto a primeira instrução que deixo para você: NADA PODE TE SEPARAR DO AMOR DE DEUS (Romanos 8:39). Não importa o que aconteça, o lugar mais seguro para você é a presença de Deus. Somente neste lugar você estará em segurança (nunca se esqueça disso) e somente neste lugar você sairá vencedora.
Ana prostou-se e adorou ao Senhor, então os pais dela, os amigos e familiares não entenderam e a criticaram muito. Veja bem, como se tudo o que aconteceu não bastasse, ela começou a ouvir afrontas, deboches e provocações.
As amigas começaram a convidá-la para boates e baladas, mas ela respondia que não iria fazer isso, pois era casada e que preferia ir para igreja. Ela começou até a estudar a Palavra de Deus com mais intensidade, com o objetivo de se achegar mais a Deus e aprender mais do Senhor. Ana tinha muita clareza de que as armas que ela tinha de usar não eram armas humanas, “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo” (2Corintios 10:4-5).
Contando assim, parece tudo óbvio e fácil, mas Ana sofreu muito, chorava muito nos pés do Senhor nas madrugadas, mas ao amanhecer ela experimentava o bálsamo de alegria (Salmo30:5). Diante da pessoas ela não demonstrava prostração, não murmurava, não falava mal do marido, não se lamentava.
Nunca vi, mulheres, tanta fé, resiliência e altruísmo. Um vez ela viu o marido com a amante, mas você acredita que ela não brigou, em vez disso ela foi para o secreto e orou, entregou a Deus em oração pedindo inclusive que Deus perdoassem e abençoasse a mulher que estava com seu marido?
Ana não era boba, Ana era sábia e entendeu que somente o Senhor era quem poderia restaurar a família. Ana estava lutando do lado de Deus, Ana não estava fazendo do seu jeito próprio, mas do jeito de Deus, porque ela sabia que seria mais que vencedora.
Use oração e louvor na sua guerra
Em Atos 16:27 conta a história de Paulo e Silas. Essa história é muito conhecida pelo nome: Paulo e Silas cantando na prisão. A Bíblia diz que Paulo e Silas estavam em Filipos numa missão e pessoas se converteram, inclusive uma mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, foi batizada. Lídia e sua família sua família ofereceram hospedagem a Paulo e Silas, que aceitaram.
Observem que se Lídia, não desse bom testemunho com sua vida, jamais sua família teria concordado em hospedar Paulo e Silas e bem provavelmente família de Lídia não teria se convertido. Olha a importância de você permanecer firme aos pés de Jesus. Agora eu digo isso a você não só com relação a orar e ir a igreja, mas com seu comportamento, assim como Ana fez, na história que te contei acima. As pessoas precisam ver Jesus em você o tempo todo, mesmo quando a situação não for favorável, mesmo diante da afronta, da traição, da rejeição, do abandono e da humilhação. A glória do Senhor precisa resplandecer em você todo tempo através do seu comportamento e caráter. ESSE É O CAMINHO DE VIDA.
Continuando a história de Paulo e Silas na prisão. Depois desse episódio com Lídia, eles foram buscar um lugar de oração e enquanto andavam em direção e este lugar, uma jovem escrava possessa por espirito adivinhador os seguiam gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.” (Atos16:17). Ela repetiu isso por vários dias, o que irritou Paulo e ele expulsou o demônio da jovem. Essa jovem dava muito lucro aos seus donos, que ficaram com muita raiva e arrastaram Paulo e Sila para a praça, à presença das autoridades e disseram que eles estavam perturbando a ordem. Por isso Paulo e Silas foram açoitados e presos.
Eu sempre digo que Deus é especialista em reverter maldição em benção. E foi isso que aconteceu…
Paulo e Silas enquanto estavam machucados, injustiçados (foram presos por fazer a obra do Senhor), humilhados, rejeitados pela população da cidade, sentido tudo isso e mais um pouco, pois os ferimentos eram graves e eles ficaram acorrentados, ainda sim eles ORAVAM E CANTAVAM. Eles teriam todo direito de murmurar, poderiam ter se rebelado e brigado muito pela injustiça que estavam vivendo, pela humilhação diante de toda cidade. Mas o foco deles era o Reino, o PROPÓSITO era maior que eles.
Eles sabiam em quem criam, eles confiavam totalmente no Senhor. Então começaram a adorar de verdade, porque o verdadeiro adorador se revela na provação, durante a tribulação. Eles cantavam e oravam, e não era um louvor tristonho e uma oração de lamento baixinho, demonstrando serem coitadinhos ou demonstrando angústia. Muito pelo contrário, a Bíblia conta que o louvor e oração eram altos de modo que todos ouviam. Eles estavam presos e em meio a cadeia o que eles tinham transbordavam para os outros presos, a prisão era só no corpo, a alma estava livre.
A oração e louvor de Paulo e Silas abalaram os alicerces da prisão de forma que um terremoto arrebentou correntes e fizeram os portões da cadeia se abrirem. a Bíblia diz que todos foram libertos. O seu louvor e oração pode libertar todos os presos a sua volta. Ana da história que te contei sabia disso e usava essas armas. Assim que todos naquela prisão foram libertos, todos a sua volta também serão libertos devido aos seu posicionamento. Se posicione em adoração, louve, ore, busque o Senhor.
O carcereiro ficou muito desesperado, pois ele tinha a obrigação de vigiar os presos. Ele teve medo de todos terem fugidos e decidiu se matar. Olha que chave poderosa vou te ensinar agora: abra mão do seu direito em Deus! Loucura isso, esse posicionamento vai na contramão do mundo. Mas foi isso que Paulo e Silas fizeram quando preferiram não fugir para não prejudicar o carcereiro. Mesmo tendo o direito e tendo sido abençoados por Deus com o milagre da prisão se abrir, Paulo e Silas preferiram ficar para que o carcereiro e sua família fossem alcançados. Se Paulo e Silas tivessem aproveitado essa oportunidade talvez tivessem se livrado da prisão, mas o carcereiro não teria sido salvo junto com sua família. O carcereiro se suicidaria se Paulo e Silas tivessem aproveitado a oportunidade para fugir.
Foi isso que Ana fez quando escolheu orar pela amante do marido. “Se crê no Senhor Jesus Cristo será salvo tu e tua casa” (Atos16:31)
O que Deus te propõe não é fácil, por isso Jesus disse: sem mim nada podereis fazer (João 15:15). Somente se você realmente confiar nos métodos e estratégias de Deus você verá a Glória dEle. (João 11:40). A chave aqui é confiar e negar a sua carne e o desejo de fazer tudo do seu modo ou do modo que o mundo te diz para fazer, assim como Ana.
O outros presos escutavam toda essa adoração. Eu acredito que pensavam: “como pode continuar adorando se foram abandonados por Deus”, mas Paulo e Silas sabiam em quem criam, sabiam quem eram o Senhor dos exércitos e sabiam que o Senhor era seu redentor e que Ele vive e que se levantaria sobre a terra (Jó19:25). É só isso que você precisa saber. Então pare de chorar e se lamentar, comece a cantar um louvor de vitória, deixa o Senhor colocar em sua boca um novo cântico e assim muitos verão, temerão e confiarão no Senhor através do seu testemunho (Salmos 40:5), assim como foi com Paulo e Silas e com Ana, a mulher do testemunho acima.
A oração e o louvor em meio as guerras têm poder de destruir fortalezas, arrebentar correntes, causar um terremoto dos céus que derrubam alicerces mentais. A ORAÇÃO E O LOUVOR têm poder de libertar os cativos.
A obra que Deus está fazendo não é só no seu casamento, mas em você, no seu marido e nos seus filhos. Essa obra vai transbordar em outras vidas, muitos verão sua vitória e se converterá a Jesus, vidas serão alcançadas através de você, através daquilo que você carrega.
Então levanta e lute com as armas certas. Jogue fora o vitimismo, a murmuração, a ira, ódio, rancor, vingança. Coloque no lugar a doçura de Jesus, a simplicidade do Espirito Santo, exerça o amor de Deus em meio a esse caos, gere você o seu milagre. Para tomar posse de tudo que Cristo conquistou na cruz para você, você precisa seguir seus passos, sentir como Cristo sentiu, enxergar as coisas como ele enxergou, amar com ele amou, se entregar come ele se entregou e agir com ele agiu. É dessa forma que você será mais que vencedora. É dessa forma que Ele nos ensina a vencer o mundo.
Já orei por você! Decida agora a viver o plano que Deus tem para você, decida se alinhar ao PROPÓSITO dele para você mesmo em meio a essa tempestade que você está vivendo. Confie nEle totalmente! Entregue seu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará. (Salmo 37:5)
Comments